Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Caracaço
O "Caracaço" (em espanhol, Caracazo) foi uma explosão social espontânea, de grandes proporções, ocorrida em Caracas, na Venezuela, no dia 27 de fevereiro de 1989, em repúdio ao pacote de medidas econômicas neoliberais imposto pelo governo de Carlos Andrés Pérez. Assim denominado por ter tido a capital, Caracas, como epicentro, o "Caracaço" foi o mais notório entre outros acontecimentos semelhantes que tiveram lugar em vários outros estados do país.

A causa mais imediata da rebelião popular foi o aumento do preço do transporte coletivo em conseqüência da alta do preço nos combustíveis. Nesse dia "ônibus eram apedrejados e queimados em todo o país; lojas, supermercados, shopping centers, pequenos comércios, nada escaparia aos saques de uma turba em que já não se podia discernir o que eram trabalhadores em protesto ou simples miseráveis famintos. Gangues urbanas se juntaram à confusão para promover vandalismo, roubos e invasões de estabelecimentos". Os militares foram chamados para restabelecer a ordem, seguindo-se um massacre de grandes proporções.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike