Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Carlos Matus
Carlos Matus Romo nasceu no Chile em 1931. Formou-se, em 1955 na Escola de Economia da Universidade do Chile. Desempenhou funções como assessor do Ministro da Fazenda e como Ministro da Economia do Governo do Presidente Salvador Allende de 1971 a 1973, tendo sido o maior estudioso da América Latina e um dos maiores do mundo, sobre planejamento estratégico de governo, capacidade de governo, governabilidade, estilos estratégicos de governo, entre outros assuntos.

Com o advento do golpe de estado, no Chile, foi preso político e durante o cárcere intensificou suas críticas ao planejamento tradicional e concebeu as primeiras idéias acerca do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Foi libertado em 1975 e partiu pra o exílio na Venezuela. Fora do país, buscou responder à pergunta "Porque um governo com tanta popularidade e com tão boas intenções caiu de forma tão fragorosa, diante de um golpe militar?".

Em 1980, publicou a obra “Planificación de Situaciones”, elaborada em grande parte na época em que esteve no cárcere. O avanço das idéias do método PES se dá a partir de 1978 até 1981, com a colaboração de uma equipe do CENDES (Centro de Estudos do Desenvolvimento da Universidade Central da Venezuela). Em 1984 lança o documento “Política y Plan”, texto que reelabora e estende, posteriormente, em “Política, Planificación y Gobierno”.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike