Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Cemitério da Saudade (Campinas)
O Cemitério da Saudade é o maior cemitério municipal de Campinas. Localizado próximo à região central da cidade, no bairro Ponte Preta, abriga 32 mil sepulturas em estilo tradicional que ocupam suas 112 quadras dispostas em área de 181,5 mil metros quadrados. O portal de entrada e um dos prédios administrativos foram feitos pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1913. Até 1925, o lugar era conhecido como Cemitério do Fundão, nome que tinha origem na fazenda de mesmo nome, que se localizava entre o núcleo urbano de Campinas e o então distrito de Valinhos.

Fundado em 1881, é considerado um dos mais importantes cemitérios do Brasil por conta da riqueza arquitetônica, da beleza e da importância das obras de arte que ostentam grande parte de seus túmulos, entre elas peças em mármore Carraragranito e cobre/latão, esculpidas por artistas como Tomagnini, J. Rosadas, Velez, Albertini e Colluccini.

O cemitério abriga, ainda, sepulturas de heróis da revolução de 32, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e de milagreiros como o escravo Toninho (escravo de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende), Maria Jandira (uma prostituta que ateou fogo ao corpo quando teve seu casamento desfeito) e os três anjinhos (três crianças que morreram em decorrência de um incêndio na casa onde moravam).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike