Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Conselho de Estado para a Paz e Desenvolvimento
O Conselho de Estado para a Paz e Desenvolvimento (em birmanês; IPA: [nàiNŋàNdɔ̀ éiʤáN θàja yéi n̥ḭN pʰṵNpʰyo yéi kaùNsì]; CEPD abreviado) é o nome oficial da junta militar que governou a Birmânia (também conhecida como Mianmar), que tomou o poder em 1988. Após as eleições de 1990, em que venceu esmagadoramente a Liga Nacional pela Democracia, liderada por Aung San Suu Kyi, a junta decidiu manter o poder e o regime militar na Birmânia. O regime é acusado de perseguição brutal dos opositores, estudantes e minorias étnicas e violações dos direitos humanos. Em 30 de março de 2011, o general Than Shwe, assinou um decreto para oficialmente dissolver o Conselho .

De 1988 a 1997, o CEPD era conhecido como Conselho de Estado para Restauração da Lei e da Ordem (SLORC em inglês: State Law and Order Restoration Council). Ele substituiu o papel do Partido do Programa Socialista da Birmânia (BSPP). Em 1997, a SLORC foi abolida e reconstituída como Conselho de Estado para a Paz e Desenvolvimento (SPDC). Os poderosos comandantes militares regionais, que eram membros do SLORC, foram promovidos a novos cargos e transferidos para a capital. Os novos comandantes militares regionais não foram incluídos na composição do SPDC.

O SPDC era composto de onze altos oficiais militares (seis dos quais já se aposentaram e já não desempenham qualquer papel na tomada de decisões). Os membros da junta exercem muito mais poder do que os ministros do gabinete, que são jovens oficiais militares, ou civis. (A exceção é o Ministério da Defesa, que estava nas mãos do próprio líder da junta Than Shwe.)


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike