Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Declaração de Independência da Palestina
A Declaração de Independência Palestina foi escrita pelo poeta palestino Mahmoud Darwish e proclamada por Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 15 de novembro de 1988 em Argel. Havia sido previamente aprovada pelo Conselho Nacional Palestino, órgão legislativo da OLP, com 253 votos a favor, 46 contra e 10 abstenções. Depois da declaração, Arafat assumiu o cargo de "presidente da Palestina". Apesar da proclamação unilateral do Estado da Palestina, no momento da declaração, a OLP não exercia controle sobre qualquer território, designou Jerusalém como capital da Palestina, que estava sob o controle de Israel. Portanto, esta enunciação de independência, foi interpretada como um gesto simbólico.

Em 28 de outubro de 1974, a cúpula da Liga Árabe, realizada em Rabat, designou a OLP como "único representante legítimo do povo palestino e reafirmou o seu direito de estabelecer um estado independente de urgência”. Reconhecido por 94 países após sua proclamação, o Estado Palestino não era independente de facto, e sua extensão geográfica é, geralmente, identificada com os territórios palestinos.

Em janeiro de 2012, 130 países, membros da ONU, haviam confirmado formalmente o Estado da Palestina.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike