Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1972
A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1972 foi a quadragésima-sétima eleição presidencial do país. Foi realizada em 7 de Novembro de 1972. A nomeação do Partido Democrata acabou sendo vencida pelo senador George McGovern, que controlava uma campanha anti-guerra contra o republicano Richard Nixon, mas foi prejudicado pela sua situação de marginalidade e suporte limitado a partir de seu próprio partido, bem como o escândalo médico e a demissão do candidato vice-presidencial Thomas Eagleton. Nixon ridicularizou a campanha democrata dizendo que McGovern era o candidato dos três AAA: "ácido" (ou seja, drogas), "anistia" e "aborto".

Enfatizando uma boa economia e seus sucessos em política externa (especialmente em acabar com o envolvimento americano no Vietnã e estabelecendo relações com a China), Nixon ganhou a eleição em uma grande margem de votos, com 60,7% do voto popular, apenas ligeiramente inferior a Lyndon B. Johnson em 1964, mas com uma maior margem de vitória na votação popular (23,2%), a quarta maior na história da eleição presidencial. Ele recebeu quase 18 milhões a mais de votos populares do que McGovern - a margem mais ampla de qualquer eleição presidencial dos EUA. McGovern apenas ganhou os votos eleitorais de Massachusetts e o Distrito de Colúmbia. O escândalo de Watergate subsequente inspirou adesivos dizendo "Não me culpe - Eu sou de Massachusetts".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike