Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Esquizoanálise
O termo esquizoanálise vem do germânico skhízein (esquizo) que significa fender, dividido, dual, dualidade, e análise, que significa a divisão do todo em partes, exame de cada parte de um todo, processo filosófico por meio das relações entre os efeitos e as causas, o particular e o geral, o simples e o composto. A esquizoanálise também preocupa-se com os sujeitos, os grupos e as instituições, na sua composição com o mundo.

A Esquizoanálise é uma teoria/prática que surgiu do encontro entre o filósofo Gilles Deleuze e o psicanalista Félix Guattari pós o movimento revolucionário “Maio de 68” na França. A primeira grande produção dessa parceria foi o livro “O Antí-Édipo” (1972) e entre as ideias centrais da obra está à crítica ao reducionismo psicanalítico ao aprisionar sempre as produções do inconsciente ao drama edípico.

A clínica na perspectiva “Esquizo” é um processo de análise dos modos de subjetivação de sujeitos e grupos em suas relações com instituições e o mundo. Uma clínica construtivista que tensiona as explorações sociais e afetivas operando na ordem das micropolíticas ao questionar nossas próprias ações, desconstruindo modelos de representação e ativando a potência revolucionária do desejo.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike