Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Governadores abássidas de Tarso
Tarso é uma cidade na Cilícia, uma região do sudeste da Ásia Menor (moderna Turquia). A cidade manteve-se sob controle romano desde , e então passou para o Império Bizantino até meados do , quando após a conquista muçulmana do Levante, a cidade foi disputada com o nascente Califado Árabe. Durante os conflitos entre bizantinos e o Califado Omíada, a cidade localizou-se na disputada terra de ninguém entre os dois impérios e mudou de mãos frequentemente, tornando-se deserta e arruinada no processo. Em 778/779, o Califado Abássida organizou a primeira tentativa de restaurar a cidade como base de operações contra o Império Bizantino, mas o trabalho não foi aparentemente concluído. Não foi até 787/788, que a cidade seria reconstruíra e repovoada por sob ordens do califa Harune Arraxide .  corassanos e sírios ( de Antioquia e e Mopsuéstia) receberam cadas e terras na nova cidade-fortaleza.

Tarso foi aparentemente recuperada pelos bizantinos logo depois, em algum momento em torno do fim do século. A cidade provavelmente permaneceu em mãos bizantinas durante a guerra civil abássida Quarta Fitna, mas retornaria ao controle muçulmanos por 830, quando o califa al-Ma'mun  recomendou campanhas ofensivas contra o Império Bizantino. Os governadores de Tarso frequentemente também exerciam o governo de todas as marcas sírias (al-thughur ash-Shamiyya), e seu principal dever era organizar os raides anuais contra os bizantinos.

A cidade permaneceu sob controla abássida direto até 878/9, quando o controle sobre ela e as marcas com o império passaram ao governante autônomo do Egito, Amade ibne Tulune . O governador Iazamane Alcadim retornou-a à fidelidade direta à Bagdá de 882 em diante, mas foi forçado a reconhecer a suserania tulúnida novamente em 890. A possessão tulúnida do thughur durou até a morte do herdeiro de ibne Tulune, Khumarawayh, em 896, após a qual o califa Almutadide  restabeleceu controle direto sobre as regiões fronteiriças. Em 946/947, Tarso reconheceu a suserania do emir hamdanida Saife Aldaulá de Alepo , que tornou-se o nome mestre do norte da Síria e dos territórios fronteiriços bizantinos. Enfrentando o ressurgimento do Império Bizantino, ele foi capaz de conter a maré por um tempo, mas em 965, o imperador bizantino   capturou a cidade, terminando o domínio muçulmano ali.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike