Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
HMS Repulse (1916)
O HMS Repulse era um Cruzador de Batalha da Classe-Renown, um dos últimos cruzadores construídos por John Brown & Co, Clydebank, Escócia, para a Royal Navy. Originalmente, foi projectado como uma unidade dos couraçados da Classe R (Revenge), mas foi construído sobre um projeto modificado. Foi lançado à água em 1916, demasiado tarde para lutar na batalha da Jutlândia. E no entanto, demasiado cedo para incorporar as lições dessa batalha. Juntou-se à Grand Fleet em Setembro de 1916, ainda a tempo tomar parte na 1.ª Guerra Mundial como a capitânia do 1st Esquadrão de Cruzadores pesados. O HMS Repulse teve a primeira grande acção no dia 17 de Novembro de 1917, na 2.ª Batalha de Heligoland Bight. Comandado pelo Capitão William "Ginger" Boyle; enfrentou momentaneamente dois cruzadores de batalha, SMS Kaiser e SMS Kaiserin, antes que se estes se retirassem. No mês seguinte, Repulse foi danificado na colisão com o cruzador de batalha HMAS Austrália. Considerado um navio de elevada manutenção, ele recebeu o apelido de HMS Repair. Seu navio gémeo HMS Renown, recebeu o apelido de HMS Refit.

As primeiras reconstruções no HMS Repulse ocorreram de 1918 a 1920. O elemento principal da reconstrução foi a colocação de uma couraça, junto com protuberâncias antitorpedo - BULGES - melhoradas. Isto significou umas 4.300 toneladas adicionais de Blindagem. Seus tubos de torpedo foram movidos de baixo da linha d'água para uma plataforma. Após a reforma foi enviado para o Mediterrâneo.

No início da Segunda Guerra Mundial HMS Repulse, operou em vários grupos de caça formados para perseguir os navios corsários alemães - mas não combateu nenhum. Em Dezembro de 1939, executou o dever de escoltar navios transportadores de tropas entre o Canadá e a Grâ Bretanha. No começo da campanha aliada na Noruega, em Julho de 1940, quando o destroyerGlowworm foi perdido no ataque do Admiral Hipper, o Repulse fez parte na sua busca, mas não fez nenhum contato. Perto do fim da campanha, durante a evacuação de tropas britânicas e devido à previsão que uma invasão alemã de Islândia estava começando, o Repulse foi destacado de proteger combóios da Noruega para procurar pela força da invasão. De facto, nenhuma invasão estava por perto. Subseqüentemente, por volta de 1941, o Repulse retornou à protecção dos comboios.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike