Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
História da Grécia Moderna
O dito período da História da Grécia Moderna é iniciado quando revoltas contra o domínio turco estouram e o Reino da Grécia, independente, é estabelecido em 1832. Teve como seu primeiro regente o rei Oto, filho de Luís I da Baviera, até sua deposição em 1862. Após um governo provisório, é eleito como substituto pela Assembleia Nacional Grega o rei Jorge I, sucedido, com sua morte em 1913, por Constantino I.

Guerras entre a Grécia e a Turquia em 1913 levam à anexação da Macedônia e da Trácia por parte dos gregos. Divergência entre o rei Constantino I e o então primeiro-ministro Elefthérios Venizélos adiam a entrada da Grécia na I Guerra Mundial, o que ocorre somente em 1917, quando o país ingressa no conflito ao lado dos Aliados. Sucessivas derrotas na Ásia Menor obrigam o rei a se exilar e Alexandre, seu segundo filho, torna-se o novo rei. Constantino I volta ao trono em 1920, após a morte de Alexandre, a derrota de Venizélos nas eleições daquele ano e um plebiscito em seu favor, ficando até 1922, quando abdica e Jorge II, seu filho mais velho, assume o trono.

De 1924 a 1935 segue-se um curto período republicano. Ao final do ano de 1935Jorge II é recolocado no trono graças a um novo plebiscito. Em 1941, a Grécia é ocupada pelos alemães, e o rei é obrigado a se exilar em Londres. Em 1944, a União Soviética expulsou os nazistas de todo Bálcãs. Um novo plebiscito reinstala Jorge II no trono em 1946.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike