Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
História da República da China (1912—1949)
A República da China (chinês tradicional: 中華民國, chinês simplificado: 中华民国, pinyin: Zhōnghuá Mínguó) foi o regime político que sucedeu na China à última dinastia imperial, a Qing, no ano 1912. O período republicano foi uma etapa de grandes convulsões políticas e sociais, marcada pela independência virtual de amplas zonas de China, sob o controle dos chamados "senhores da guerra", e pelos numerosos confrontos bélicos, especialmente a Segunda Guerra Sino-Japonesa e, a partir de 1945, a guerra civil entre o Kuomintang, o partido político que dominava as instituições da República, sob o comando de Chiang Kai-shek, e o Partido Comunista Chinês.

A vitória dos comunistas na guerra civil, sob a liderança de Mao Zedong, em 1949, pôs fim ao regime da República no continente chinês, com a proclamação da nova República Popular Chinesa. O exército comunista, no entanto, nunca conseguiu ocupar a ilha de Taiwan, única província chinesa na qual se manteve até a actualidade o regime da República de China.

Este artigo trata do período histórico compreendido entre os anos 1912 e 1949, quando a República de China foi o regime político do continente chinês. Para a história da República de China em Taiwan a partir de 1949, veja-se o artigo História da República da China em Taiwan.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike