Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Igrejas Reformadas do Brasil
História
As Igrejas Reformadas do Brasil]têm suas raízes na Grande Reforma, que por sua vez foi um retorno ao ensino e às práticas da Igreja apostólica e patrística. Já no século XVI, com o apoio do reformador João Calvino, as igrejas reformadas da França enviaram ao Brasil um grupo de fieis com vários pastores reformados. Chegaram em em 1557, mas foram expulsos logo depois. Alguns até foram executados 1558 pelos Católicos Romanos—os primeiros mártires protestantes no Brasil foram membros da Igreja Reformada na região onde hoje se encontra a cidade de Rio de Janeiro.

Na primeira parte do século XVII, houve um trabalho muito importante de pregação e evangelização na região nordeste do Brasil. No auge do trabalho reformado, havia 22 igrejas instituídas, organizadas em duas classes (presbitérios) e um sínodo regional. As Igrejas Reformadas realizaram muitos trabalhos missionários nas aldeias dos indígenas, usando uma tradução em Tupi do famoso catecismo de Heidelberg. Alguns índios chegaram a viajar para Holanda e estudaram na universidade de Leiden.

Um pastor das Igrejas Reformadas na Ásia, João Ferreira de Almeida, teve um papel muito importante em traduzir as Sagradas Escrituras em português.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike