Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Imigração italiana na Argentina
Argentina foi o país da América Latina que mais recebeu imigrantes italianos. Estima-se que, entre 1870 e 1970, entraram, no total, nesse país, 2,9 milhões de italianos, bem a frente do Brasil, que recebeu, no mesmo período, 1,5 milhão de italianos. A taxa de repatriação (retorno à Itália), no caso da Argentina, é estimada em 51%, bem mais alta do que no caso do Brasil, sendo que o número de italianos que se estabeleceu definitivamente por lá, portanto, é por volta da metade do número total de italianos que entraram.

Historicamente um país de imigrantes, a Argentina recebeu 6 milhões de estrangeiros entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, sendo que por volta de 3 milhões deles se radicaram definitivamente no país. A maioria deles eram italianos e espanhóis. Em 1869, os estrangeiros já representavam 12% da população argentina, numa população de apenas 1.800.000 habitantes. Em 1914, os estrangeiros chegaram a compor 30% da população da Argentina e 60% dos habitantes de Buenos Aires.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike