Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Huangdi
Huang Di ou Huang-Ti (黃帝) (pinyin: huángdì), conhecido como o Imperador Amarelo, é um dos Três Augustos, reis lendários, sábios e moralmente perfeitos que teriam governado a China durante um período anterior à Dinastia Xia. O Imperador Amarelo teria reinado de 2697 a.C. a 2597 a.C. É considerado o ancestral de todos os chineses da etnia Han (a principal etnia da China) e o introdutor do antigo calendário chinês, bem como o criador lendário de importantes elementos da cultura chinesa, como o taoismo, a astrologia chinesa,o Shuai Jiao, a medicina chinesa e o feng shui (geomancia chinesa). .

Conta a tradição que, desde criança, Huang Di era muito perspicaz, dotado de uma inteligência fora do comum e capaz de estabelecer raciocínios avançados, além do normal para a sua idade, sobre os mais variados temas. Durante o seu reinado, Huang Di interessou-se especialmente pela saúde e pela condição humana, questionando os seus ministros-médicos sobre a tradição médica da época.

Ele passou a ser considerado um grande herói e fundador da nação chinesa, após liderar sua tribo, a dos Youxiong, para a vitória contra a tribo vizinha dos Shennong, na Batalha de Banquan. Nessa batalha, que na verdade foi uma série de três embates, Huangdi venceu o segundo dos lendários Augustos, Shen Nong, e uniu as duas tribos para criar a nação Huaxia, o povo chinês. Mais tarde, com a ajuda de Shen Nong, agora seu amigo e aliado, Huangdi venceu uma força invasora de bárbaros do leste, os Dongyi, que eram liderados por Chi You, na Batalha de Zhuolu. Essas duas batalhas memoráveis imortalizaram a figura de Huangdi, e ele então ascendeu como o terceiro dos grandes Augustos e herdeiro de Fu Xi.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike