Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Livraria Bertrand
A Livraria Bertrand é uma rede de livrarias de Portugal, surgida em 1732 no Chiado, em Lisboa. Foi fundada por Pedro Faure, francês, casado com Magdalena Bonnardel Brunier e com duas filhas casadas com mais dois franceses que se radicaram em Lisboa. Madalena casada com João José Bertrand e Catherina casada com Martinho Bertrand. Aquando da morte de Pedro Faure, a 11 de Março de 1753, a sociedade "Faure & Irmãos Bertrand" passa a chamar-se apenas "Irmãos Bertrand".

A Bertrand assumiu-se também como um local de tertúlia, funcionando como uma espécie de clube literário. Alexandre Herculano foi um dos notáveis mais assíduos, que para além de lá publicar os livros, não faltava à tertúlia diária. Para além de Herculano, outras figuras da Geração de 1870 por ali passaram. Oliveira MartinsEça de QueirósAntero de Quental e Ramalho Ortigão eram alguns dos habitués, que utilizavam este espaço para falar de política e literatura. Nos finais do século XIX, o Chiado era uma zona de eleição da cidade de Lisboa, e a Livraria era frequentada pela melhor sociedade lisboeta, por ali passando desde liberais e conservadoresburgueses e aristocratas, incluindo o próprio D. Pedro II do Brasil.

O político José Fontana, que aí se suicidou, foi dos seus primeiros empregados. Aquilino Ribeiro foi outro dos notáveis que frequentaram a Bertrand. De tal forma, que foi criado o "Cantinho do Aquilino" na primeira sala do lado direito. Dizem os mais antigos que este era o espaço predilecto de Fernando NamoraUrbano Tavares Rodrigues e José Cardoso Pires para a conversa sentada.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike