Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Império Médio
O Médio Império no Egito teve início após uma crise causada pela revolta dos nomarcas (governantes dos nomos) que tentaram desestabilizar a imagem do faraó. Mas em sequência das movimentações, foi possível recuperar a estabilidade e a nova fase marcou um período de prosperidade política e econômica no Egito.

Ao final do Antigo Império os governadores das províncias do Antigo Egito, chamados de nomarcas, reclamavam por maior autonomia, afastando-se do controle central do Egito. A revolta dos nomarcas causou desequilíbrio no Império e realmente conseguiu balançar a imagem do faraó, o fim do Antigo Império ficou marcado então pelo enfraquecimento da imagem do líder máximo.

Por volta do ano 2000 a.C. teve início o Médio Império quando foi coroado o imperador Amenhemet I inaugurando a XII dinastia egípcia. O novo faraó se encarregou de colocar um fim ao período agitado que tanto abalava o Egito nos últimos três séculos, na ocasião a capital do Império estava estabelecida em Tebas, mas após a reorganização do Império ela foi transferida para o Egito do Norte, em Iti-taui. São construídas fortalezas no delta do rio Nilo na tentativa de evitar ataques estrangeiros, os nomarcas tiveram seus poderes locais enfraquecidos e então o poder central voltou a ser soberano e sólido.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike