Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Mesorregião de Assis
A Mesorregião de Assis ou Mesorregião do Vale Paranapanema é uma das quinze mesorregiões do estado brasileiro de São Paulo, formada por 35 municípios agrupados em duas microrregiões. Situa-se na porção oeste do estado, próximo à divisa do estado do Paraná. Antes da colonização, a Mesorregião de Assis era habitada por índios xavantes e coroados. Seu povoamento iniciou-se no século XX, quando os denominados desbravadores do sertão, começaram a explorar a região do oeste paulista. O povoamento foi fortemente impulsionado ao longo do século pela expansão da ferrovia, que engendrou a valorização das terras. Após a Crise de 29 e a queda do preço do café, juntamente com a série de geadas na região, o café deslocou para o Norte do Paraná, sendo que esse foi influenciado e influencia a Região de Assis. Com o passar dos anos, a agricultura na região foi diversificando e nos anos 40 até os anos 50 foi o auge econômico da mesma, em grande parte devido aos transportes ferroviários servidos pela Estrada de Ferro Sorocabana e a Estrada de Ferro São Paulo-Paraná. Nos anos 50, começa a expansão do ensino superior na região com a construção da Faculdade de Filosofia de Assis, todavia, tentativas de instalação de outras faculdades não foram adiante, seja em Assis ou em outras cidades, apenas nos anos 70 surge o IEDA em Assis e a a Faculdade de Filosofia de Ourinhos.

A industrialização também começa nesse período, a cidade de Ourinhos passa a crescer rapidamente e passa a concorrer diretamente com Assis pelo título de maior cidade e capital regional, porém isso ocorreria apenas nos anos 2000 e não totalmente. A indústria, em inúmeros setores como agroindustrial, eletrônica, software, produtos químicos, alimentos, mecânicos e outros. Com a decadência de Assis nos anos 90, em grande parte após a emancipação de Tarumã a mesma passou a ficar estagnada, apesar dos indicadores sociais na época terem crescido expressivamente. Nos anos 90, a cidade de Ourinhos recebe a Faculdade de Tecnologia de Ourinhos como uma classe descentralizada da Fatec São Paulo e a Fundação Educacional do Município de Assis passa a crescer com novos cursos. Desde esta década até os dias atuais, a região de Ourinhos cresce pela industrialização, enquanto a de Assis passa a crescer pela indústria (exceto Assis), pelo comercio e pelos serviços.

Além disso pela região, correm os principais afluentes do Rio Paranapanema, como o Rio Capivara, por exemplo. Na economia, destacam-se as indústrias e a agricultura, como principal fonte de renda, e plantações de cana-de-açúcarmilho e soja. A região é servida por diversas rodovias, tendo como principais a BR-153 - Rodovia Transbrasiliana e a SP-270 - Rodovia Raposo Tavares. A região também é cortada pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana - EFS.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike