Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Philippe Ariès
Philippe Ariès (Blois21 de julho de 1914 - Paris8 de fevereiro de 1984) foi um importante historiador e medievalista francês da família e infância, no estilo de Georges Duby. Ariès escreveu vários livros sobre a vida diária comum. Seu mais proeminente trabalho rendeu um brilhante estudo sobre a morte.

Ariès se considerava um "anarquista de direita". Inicialmente ele possuía relações próximas com a Action Française, mas com o passar do tempo se distanciou do movimento, passando a vê-lo como excessivamente autoritário - daí sua autodescrição como um "anarquista". Ariès, de modo semelhante, contribuiu com La Nation Française, uma revista monarquista. No entanto, ele também cooperou com muitos historiadores de esquerda e o fez especialmente em parceria com Michel Foucault, que escreveu seu obituário.

Durante sua vida, seu trabalho foi mais reconhecido nos países de língua inglesa do que na França. Ele é conhecido sobretudo por seu livro L’Enfant et la Vie Familiale sous l’Ancien Régime (1960), traduzido no Brasil como História Social da Criança e da Família. Este livro ocupa lugar de destaque na história da infância, uma vez que foi essencialmente a primeira obra a tratar do assunto de forma abrangente. Até hoje, Philippe Airès é visto como referência primária neste tema. É famosa sua afirmação de que "na sociedade medieval, a ideia de infância não existia." A tese central de História Social da Criança e da Família é a de que as atitudes em relação às crianças progrediram e evoluíram no tempo juntamente com as mudanças econômicas e os avanços sociais, até que a infância, enquanto conceito e elemento constitutivo da família, se consolidou no século dezessete. Pensava-se que as crianças eram frágeis demais para serem levadas em conta e que elas poderiam desaparecer a qualquer momento. Mas essas crianças eram consideradas adultos assim que pudessem sem a ajuda de suas mães, babás ou qualquer outra pessoa. Fundamentalmente, a obra demonstra que o surgimento de um discurso sobre a infância está vinculado à emergência da percepção da especificidade do infantil na modernidade.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike