Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Politburo do Partido Comunista da China
O Politburo Central do Partido Comunista da China ou Birô Político do Comitê Central do PCC , até 1927 denominado Birô Central (中央局), é um grupo de 25 pessoas que supervisionam o Partido Comunista da China. Ao contrário de Politburos (birôs políticos) de outros partidos comunistas, o poder dentro do Politburo é centralizado no Comitê Permanente do Politburo. O Politburo é nominalmente designado pelo Comitê Central, mas a prática desde os anos 1980 tem sido de que o Politburo se auto-perpetue. O Politburo é é um órgão de decisão intermediário entre o Comitê Permanente, com sete integrantes, e o Comitê Central do Partido, com 376.

O poder do Politburo reside em grande parte no fato de que seus membros geralmente detêm simultaneamente cargos dentro da estrutura estatal da República Popular da China e pelo controle de nomeações que é detido pelo Politburo e pelo Secretariado. Além disso, alguns membros do Politburo detêm impostantes posições regionais. A forma de funcionamento interno do Politburo não é clara, mas estima-se que o Politburo completo reúne uma vez por mês e o Comitê Permanente reúne-se semanalmente. Essa frequência de reuniões seria muito menor do que havia sido no primeiro Politburo soviético. A agenda das reuniões parece ser controlada pelo Secretário-Geral. E as decisões são tomadas por consenso em vez de por maioria de votos.

O Politburo foi eclipsado pelo Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista da China no início de 1980 no mandato de Hu Yaobang, mas re-emergiu como força dominante após o expurgo de Hu em 1987.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike