Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Tirpitz (couraçado)
O Tirpitz foi o segundo couraçado da classe Bismarck construído pela Kriegsmarine. Nomeado em homenagem ao almirante Alfred von Tirpitz, o realizador da Kaiserliche Marine, sua quilha foi batida em Kriegsmarinewerft Wilhelmshaven no dia e seu casco lançado dois anos e meio depois. Sua construção foi completada em fevereiro de 1941, quando foi comissionado para a frota alemã. Como o irmão Bismarck, o Tirpitz foi armado com canhões de 380 mm montados em quatro torres de artilharia. Depois de uma série de reformas, ele ficou duas mil toneladas mais pesado que o Bismarck.

Após terminar seus testes marítimos no início de 1941, o Tirpitz brevemente serviu como a peça central da Frota do Báltico, que deveria impedir um possível ataque da Frota do Báltico Soviética. No início de 1942, foi para a Noruega para intimidar quaisquer invasões aliadas. Nesse período, o Tirpitz deveria interceptar comboios aliados navegando para a União Soviética. Ele agiu como meio de intimidação, forçando a Marinha Real Britânica a manter várias forças navais na área para conter a embarcação.

Em setembro de 1943, o Tirpitz, junto com o Scharnhorst, atacou a ilha de Spitsbergen, a única vez em que atirou sua bateria principal em combate. Pouco depois, foi danificado por um ataque de mini-submarinos britânicos e foi o alvo de vários bombardeiros aéreos. Em , bombardeiros Avro Lancaster equipados com bombas Tallboy de 5 400 kg destruiram o Tirpitz; dois impactos diretos e um de raspão o fizeram emborcar rapidamente. O incêndio do convés atingiu um depósito de munições, causando uma enorme explosão. O número de mortos varia entre 950 a 1 204. Entre 1948 e 1957 os destroços foram desmontados.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike