Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Xenoturbella
Xenotuberlla é um gênero de animais bilaterados que contêm duas espécies de animais marinhos vermiformes. A primeira espécie, X. bocki, foi descoberta em 1915 por Sixten Bock, mas a descrição oficial foi feita somente em 1949 por Einar Westblad. Já em 2016 o pesquisador Greg Rouse, do centro de oceanografia Scripps, nos EUA, descobriu quatro novas espécies no fundo do Pacífico que possibilitou o estudo mais detalhado desse animal.

Com minissubmarinos remotos, foi possível filmar as criaturas pela primeira vez. A investigação identificou uma nova e grande espécie, com mais de 20 cm de comprimento, batizada como Xenoturbella monstrosa. O animal foi registrado a quase 3 km de profundidade, no golfo da Califórnia (México). E também a Xenoturbella churro: nomeada pela semelhança com o tradicional doce frito espanhol.

Com as novas inclusões à família, os pesquisadores puderam realizar testes genéticos mais completos, e reforçar a hipótese de que esses animais formam um grupo ate então desconhecido de organismos bilaterais. Sua posição taxonômica têm sido considerada enigmática desde o descobrimento da espécie, que foi inicialmente posicionada entre os platelmintos, próximo a planária. O gênero foi relacionado com os moluscos, mas posteriormente descobriu-se que o material estava contaminado com o DNA de moluscos. Em 2003, um estudo molecular (DNA) revelou que o gênero representa um grupo de deuterostômios primitivos, posicionando-o num filo próprio, o Xenoturbellida. Este resultado foi corroborado num estudo de 2006. A posição taxonômica entre os deuterostômios foi recenteme modificada num estudo que ligou o grupo ao Acoelomorpha.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike