Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Religião matriarcal
O termo de religião matriarcal surgiu no bojo do feminismo da década de 1970, baseado na noção de um matriarcado desenvolvido originalmente no século XIX pelo antropólogo suiço J. J. Bachofen, na obra Mother Right: an investigation of the religious and juridical character of matriarchy in the Ancient World ("Direito matriarcal: uma investigação do caráter jurídico e religioso do matriarcado no Mundo Antigo").

Uma religião matriarcal é centrada na adoração à Grande Deusa ou Deusa mãe, ritos de adoração à Natureza, sacralidade, fertilidade, às águas, aos ciclos e ao cosmos, resultando num alto grau de complexidade teológica. O inglês Edward B. Tylor criou, em 1871, o termo animismo para designar a manifestação religiosa imanente a todos os elementos; pode-se dizer que a projeção destas manifestações na figura de uma mulher ou Deusa mãe emanadora/criadora, define o conceito de religião matriarcal.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike