Wikipédia em português - A enciclop...
Download this dictionary
Via birmanesa para o socialismo
A via birmanesa para o socialismo (também conhecido como o caminho birmanês para o socialismo) é o nome dado à ideologia do líder birmanês Ne Win, que governou de 1962 a 1988. Em um estado policial que suprimiu as minorias, economicamente significou a nacionalização das indústrias em um país pouco industrializado, e um forte isolamento frente ao exterior, com a expulsão de estrangeiros e evitação do turismo. Não pode ser considerado um marxismo-leninismo nem um maoísmo ortodoxo. Incluía uma promoção da religião com o objetivo de alcançar um maior consenso social, que, na prática, consistiu em uma forma de budismo estatal, embora não pretendia inicialmente favorecer uma religião em particular. Ne Win tinha crenças pessoais numerológicas.

O isolamento e o conseqüente aumento da pobreza, foi descrito como "desastroso". A estabilidade interna poupou a Birmânia dos efeitos da Guerra Fria que foram sentidas em outras nações da região. Na última parte de seu governo, Ne Win tentou manter um sistema monetário baseado em divisível por 9, um número que, de acordo com suas crenças traria sorte.. O fracasso geral de sua política levou a uma revolta militar substituiu a via birmanesa para o socialismo por um governo autoritário e que inclusive mudou o nome do país para Myanmar.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike