Festival Eurovisão da Canção 2010


Wikipédia em português - A enciclopédia livreDownload this dictionary
Festival Eurovisão da Canção 2010
O Festival Eurovisão da Canção de 2010 (em inglês: Eurovision Song Contest 2010, em francês: Concours Eurovision de la chanson 2010 e em norueguês: Internasjonale/Europeiske Melodi Grand Prix 2010) foi o 55º Festival Eurovisão da Canção na história. Com a vitória de Alexander Rybak pela NRK na Eurovisão 2009 com a canção "Fairytale", a Noruega venceu o direito de organizar o festival, que se realizou na cidade de Baerum,um surbúrbio de Oslo na Telenor Arena (com uma capacidade superior a vinte mil espectadores). As datas oficiais foram apresentadas no dia 27 de maio de 2009. Nos dias 25 de maio e 27 de maio realizaram-se as duas semifinais, respectivamente, e no dia 29 de maio teve lugar a grande final. Assim o Festival realizou-se não só na data mais tardia desde que há semifinais, como também na data mais tardia desde o festival de 1999 (a final nesse ano foi em 29 de Maio, ou seja, o mesmo dia). No entanto, as datas previstas para o Festival nem sempre foram estas, visto que tiveram de ser alteradas. As datas preliminares eram 18 de maio (1º semifinal), 20 de maio (2º semifinal) e dia 22 de maio (grande final). No entanto, a data da final gerou alguma "confusão", pois no dia 22 de Maio, também teria lugar a final da Champions League, por isso estas datas iniciais do festival foram alteradas, e antes disso, houve várias especulações sobre uma provável realização do festival em 2 e 4 de Junho (semifinais) e a final no dia 6 de junho. Devido ao fator da data provisória chocar com a da Final da Champions League, várias televisões (como a RTP de Portugal, por exemplo), teriam que trasmitir o festival no seu canal secundário ou então posteriormente.

O formato do festival foi o mesmo de 2008 e 2009, com duas semifinais e, posteriormente, uma final. O sistema de votação, sofreu apenas uma alteração em relação aos festivais de 2008 e 2009: as semifinais passam também a ter um sistema de votação 50% televoto e 50% júri, como acontecia na final, deixando de haver 9 classificados por televoto e um por júri para a final. Já o ato de votação acarreta a maior mudança na Eurovisão desde a implementação do sistema de votação por televoto. Ao contrário dos últimos anos, onde eram utilizados 15 minutos para votar no fim do espetáculo, em 2010 a votação passou a acontecer durante todo o espetáculo (nos três eventos), mas mesmo assim no final foi feita a habitual contagem decrescente dos quinze minutos finais de votação. Para a edição deste ano, havia a expectativa de um novo recorde de países. Era esperada a participação de 40 a 45 nações europeias (o máximo estabelecido pela EBU. A União Europeia de Radiodifusão anunciou, logo após o festival de 2009, que trabalharia fortemente para que antigos países como a Itália, o Mónaco e a Áustria retornassem ao concurso já na edição de 2010, porém tal não aconteceu. Aquele organismo anunciou também que o Cazaquistão, a Palestina e o Qatar, apesar de quererem entrar no concurso, o mais provável de acontecer seria não terem sua participação autorizada, já que se localizam fora da zona geográfica pretendida para o festival e além disso não têm uma televisão local afiliada à EBU.

Pela primeira vez, em vários países, fãs criaram petições online para levar um determinado artista ao festival, como é o caso de Portugal, com o seu ano pioneiro nesta matéria, onde foram criadas dezenas de petições e publicidades. A primeira reunião oficial entre a EBU e a televisão norueguesa, NRK, responsável pelo festival, ocorreu a 10 e 11 de junho de 2009. Nessa reunião, Jon Ola Sand foi nomeado Produtor Executivo do Festival Eurovisão da Canção 2010, assim como a restante equipa apresentada. Para esta edição do festival, União Europeia de Radiodifusão anunciou que convidou 54 países para participar no evento, no entanto com um máximo de 45 países. Em 4 de dezembro de 2009 ocorreu a entrega da chave da cidade anfitriã eurovisiva em Oslo, onde também foi apresentado o tema do festival: "Share The Moment", assim como os traços gerais para a realização do concurso. No dia 31 de dezembro de 2009, foi revelada a lista final de participantes pela União Europeia de Radiodifusão, onde constava a Lituânia que se havia retirado do festival. No fim, ficaram confirmados 39 países confirmados para 2010, três a menos do que a edição anterior e quatro a menos do que as edições de 2008 e a posterior em 2011.


Veja mais na Wikipédia.org...

 
Festival Eurovisão da Canção (2010)

© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike