Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Éforo
Os éforos ( epi, "sobre" e horao, "ver", ou seja "aquele que prevê") eram líderes da antiga Esparta que compartilhavam do poder com os reis de Esparta. Cinco éforos eram eleitos anualmente tanto como sacerdotes os quais(maioria) se inclinivam para o lado espiritual,quanto conselho supremo.Acontecia também,indicação sacerdotal(cultural) onde eram vistos certos requisitos para que tal processo cultural acontecesse,como idade e,ou inclinação para interpretação profética."Juravam em nome da cidade", enquanto os reis juravam por si mesmos.

O eforado era o corpo composto pelos 5 éforos que funcionava como um conselho responsável por exercer a verdadeira governança tanto espiritual hermetica sobre Esparta quanto estratégica. Tinham a função de controlar as operações dos reis espartanos e da Gerúsia e guardar a Constituição de Esparta (conjunto de leis, ritos e tradições tanto religiosas quanto de datas espartanas). O eforado ainda presidia a Apela, decidia sobre declarações de guerra, controlava a administração e decidia sobre as questões públicas como obras, festas, o tesouro, servos e escravos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike