Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Abu Baquir ibne Omar
Abu Baquir Ibne Omar , também chamado ou grafado Abu Dardai, Abu Bequir ibne Omar (Abu Bekr ben Umar), Abu Baquir ibne Omar ibne Ibraim ibne Turgute (Abu Bakr ibn Umar ibn Ibrahim ibn Turgut), por vezes usado com o sufixo al-Sanhaji ou al-Lamtuni (m. 1087) foi um chefe, general e rei almorávida originário da tribo berbere dos Lemtuna, da poderosa confederação dos .

Em 1054, foi nomeado emir (príncipe) do sul de Marrocos e de Adrar, no deserto mauritano, e conquista a cidade de ao império do Gana. Em 1056, Abdallah Ibn Yasin nomeia-o comandante dos exércitos almorávidas e sucede como emir ao seu irmão . Em 1057 apodera-se do Suz, no sul do que é hoje Marrocos. Em 1058, juntamente com ibne Yasin, conquista Aghmat, a capital dos liderados por . Pouco depois casa com a viúva do malogrado Lacute, a rica e influente Zaynab an-Nafzawiyyat, que coloca a sua considerável riqueza à sua disposição.

Depois da morte de ibne Yasin em 1059, ibne Omar torna-se rei. Vence o emirado Berguata e envia um exército para norte sob o comando do seu primo Iúçufe ibne Tasufine, com quem partilha o seu império quando volta para a África Ocidental em 1061.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike