Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Agência Nacional (Brasil)
A Agência Nacional foi uma agência de notícias brasileira criada em 1º de março de 1937, durante o governo constitucional de Getúlio Vargas, com o fim de "divulgar os atos da administração federal e as notícias de interesse público, além de distribuir a publicidade dos órgãos governamentais". De 1937 a 1939, a AN permaneceu como um serviço prestado pelo Departamento Nacional de Propaganda e Difusão Cultural, substituído pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) em 27 de dezembro de 1939. Ambos departamentos eram submetidos ao Ministério da Justiça.

Na época, as agências de notícias desempenhavam um papel importante como principais fornecedoras de material para o rádio, que era então a mídia de maior alcance. Nesse contexto a Agência Nacional operava em parceria estreita com a Rádio Nacional, estando ambas subordinadas ao DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Nessa cooperação, reforçada na época da guerra, foi produzido o programa Llamando a América, voltado para a América Latina. O produto mais conhecido da AN era A Voz do Brasil, que todas as rádios foram obrigadas a transmitir em cadeia nacional, diariamente às 19h, ficando conhecido por sua vinheta que usava a abertura de O Guarani, de Carlos Gomes. Com a queda de Getúlio e a redemocratização (1945), a Agência Nacional foi mantida, assim como a Voz do Brasil, sendo a Rádio Nacional transformada em em Radiobrás.

Em 25 de maio de 1945, o DIP foi extinto e substituído pelo Departamento Nacional de Informações. Nessa ocasião, a AN foi formalmente designada em decreto-lei como uma divisão do DNI. Este, no entanto, durou apenas até 6 de setembro de 1946, quando também foi extinto, embora a AN tenha sido mantida como órgão autônomo do Ministério da Justiça. Até 1967, a Agência Nacional permaneceu nesse status, sendo então transferida para o Gabinete Civil da Presidência da República (hoje, Casa Civil). A Agência Nacional continuou como um órgão até 1979, quando foi transformada em Empresa Brasileira de Notícias, empresa estatal.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike