Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Aghmat
Aghmat, Ghmat, Ghmate ou Rhmate foi uma importante cidade berbere do sul de Marrocos durante a Idade Média, que atualmente é um sítio arqueológico conhecido como Joumâa Aghmat. Situa-se a cerca de 30 km a sudeste de Marraquexe, a um quilómetro em linha reta do leito do Rio Ourika, nas montanhas do Alto Atlas. Atualmente não é mais do que uma aldeia de nome Ghmate, cuja população em 2004 era de 856 habitantes, a qual é sede da comuna rural homónima, da província de Al Haouz e da região de Marrakech-Tensift-Al Haouz.

De acordo com uma lenda berbere, Aghmat era povoada por berberes cristãos quando foi tomada pelo conquistador muçulmano do Norte de África Uqba ibn Nafi em 683. No entanto, esta história só surgiu quase 700 anos depois daquela data, e muitos historiadores não lhe dão qualquer crédito. Além disso, é diretamente contradita por um dos mais antigos historiadores persas, al-Baladhuri, que relata que Musa ibn Nusair conquistou o Suz e erigiu uma mesquita em Aghmat.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike