Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ara Ketu
Bloco-afro Ara Ketu ou Povo de Ketu foi fundado em 1980  por moradores do subúrbio ferroviário de Periperi de Salvador na Bahia. O bloco desfilou pela primeira vez em 1981 no qual homenageou o rei caçador, Oxóssi que é o orixá protetor do Ara Ketu. Por isso o símbolo do bloco é o ofá e as cores são azul e branco.

Assemelhante aos outros blocos afros como Ilê Aiyê e Olodom, o bloco Afro Ara Ketu desenvolvia também um trabalho social voltado para a sua communidade. Embora que durante os anos oitenta os blocos afros ficaram quase invisivel para o grande público no Brasil, as suas músicas foram interpretadas por outras artistas como Banda Reflexu's e Margareth Menezes entre outras. Por Exemplo a musica 'uma história de ifã' gravada no primeiro LP do Ara Ketu em 1987, foi lançada no CD de Margareth Menezes o ano depois tendo maior succeso no Brasil e no exterior. Constituído inicialmente por um bloco de percussão, dançarinos e associados o “Ara” como é mais conhecido incorporou instrumentos de sopro, bateria e teclado para se reformular.

O Ara Ketu foi um dos primeiros blocos responsáveis a introduzir o Pagode e Axé music nos blocos de carnavais.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike