Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Armênia bizantina
, às vezes chamada Armênia Ocidental, é o nome dado à porção armênia do Império Bizantino. O tamanho do território variou com o tempo, dependendo do grau de controle que os bizantinos tinham sobre a Armênia. Os impérios Bizantino e Sassânida dividiram a Armênia em 387 e em 428. A Armênia Ocidental manteve-se sob controle bizantino, e a Oriental sob controle sassânida. Mesmo após o estabelecimento do Reino da Armênia sob a dinastia Bagratuni, partes da Armênia história e áreas habitadas por armênios ainda estavam sob controle bizantino.

Os armênios não tiveram representação do Concílio Ecumênico da Calcedônia em 451, porque eles estavam lutando contra os sassânidas em uma rebelião armada. Por esta razão, surgiu um desvio teológico entre a Cristandade Bizantina e Armênia. Independentemente disso, muitos armênios tornaram-se bem sucedidos no Império Bizantino. A proximidade da capital oriental com a Armênia atraiu para as margens do Bósforo um grande número de armênios, e por três séculos eles desempenharam uma parte distinta na história do Império Bizantino. Cerca de 10 imperadores bizantinos eram etnicamente armênios, meio-armênios, parte-armênios ou possivelmente armênios; embora culturalmente gregos. O melhor exemplo disto é o imperador Heráclio (r. 610-641), cujo pai foi armênia e a mãe capadócia. O imperador Heráclio iniciou a dinastia heracliana (610-717). (r. 867-886) é outro exemplo de um armênio começando uma dinastia; a dinastia macedônica. Outros grandes imperadores foram (r. 920-944), (r. 963-969) e (r. 969-976).


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike