Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Arquidiocese de São Salvador da Bahia
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Archidioecesis Sancti Salvatoris in Brasilia) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de mesmo nome e a Sé Primacial do Brasil. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Foi a primeira Diocese do Brasil e uma das mais antigas das Américas. Quando elevada a arquidiocese, foi, durante mais de duzentos anos, até 1892, a maior arquidiocese do mundo.

No âmbito da arquidiocese estão erigidas quatro Basílicas: Basílica Santuário do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Basílica Arquiabacial de São Sebastião e a Catedral Basílica de São Salvador. A Arquidiocese possui ainda em seu território outros importantes santuários como a Igreja e Abadia de Nossa Senhora da Graça (primeiro Santuário Mariano do Brasil), a Igreja e Convento de São Raimundo (Santuário de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento), o Santuário de Cristo Rei e São Judas Tadeu, São Lázaro, Nossa Senhora Educadora, Beata Dulce dos Pobres, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio da Barra, Santo Antônio de Santana Galvão (no município de Cachoeira), dentre outros.

Sua Sé Arquiepiscopal é a Catedral Basílica de São Salvador. Apesar de ser a catedral dedicada a Jesus Cristo sob o título de São Salvador do Mundo e com festa em 6 de agosto, não é ele o padroeiro da cidade, mesmo esta levando seu nome. Por decreto papal de 10 de maio de 1686 o padroeiro da cidade do Salvador é São Francisco Xavier. Sua festa se celebra todo ano nesta mesma data com uma procissão.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike