Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Artaxastra
Artaxastra, Artasastra ou Arthashastra (AITS: Arthaśāstra) é um antigo tratado indiano sobre estadismo, política econômica e estratégia militar escrito em sânscrito. Identifica seu autor pelos nomes Cautília (Kauṭilya) e Vichnugupta (Viṣṇugupta), ambos tradicionalmente associados com Chanakya ( ), um estudioso em Taxila e o professor e guardião do imperador Chandragupta Máuria, o fundador do Império Máuria. O texto foi influente até o , quando desapareceu. Foi redescoberto em 1904 por Rudrapatnam Shamasastry, que publicou-o em 1909. Roger Boesche descreve o Artaxastra como "um livro de realismo político, um livro de análise de como o mundo político funciona e não muito frequentemente começando como ele deve funcionar, um livro que frequentemente revela para um rei quais medidas calculistas e às vezes brutais ele deve tomar para preservar o Estado e o bem comum."

Centralmente, o Artaxastra argumenta como em um autocracia uma economia sólida e eficiente pode ser gerenciada. Discute a ética da economia e os deveres e obrigações de um rei. O escopo do Artaxastra é, contudo, muito mais amplo que estatismo, e oferece um esboço de todo o quadro jurídico e burocrático para gerir um reino, com uma riqueza detalhes culturais descritivos sobre tópicos como a mineralogia, mineração e metais, agricultura, pecuária, medicina e o uso de animais selvagens. O Artaxastra também foca sobre assuntos de bem-estar (por exemplo, redistribuição da riqueza durante uma fome) e a ética coletiva que mantêm uma sociedade em conjunto.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike