Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Baixa Lorena
O Ducado da Lorena Inferior ou Baixa Lotaríngia (também chamado por vezes de Lotaríngia ou Lotária em títulos), foi estabelecido em 959 como um Ducado da haste do medieval Reino da Germânia, que abrangeu parte da moderna BélgicaPaíses Baixos, a parte norte da alemã (Renânia) e parte do norte da França (Nord-Pas-de-Calais).

Ele foi criado fora do Reino Médio Franco da antiga da Lotária sob Rei Lotário II, que tinha sido estabelecido em 855. A Lotaríngia foi dividida no século IX e reunificada sob Rei Luís, o jovem, em 880, pelo Tratado de Ribemont. Após a morte do Rei Luís IV, em 911, da Frância Ocidental passou a integrar a Frância Oriental, sob o Rei Carlos III, O simples. Em seguida formou-se um Ducado em seu próprio direito. Em 925 o Duque Bruno I, da Colônia declarou homenagem ao Rei alemão Henrique I da Germânia, "o Passarinheiro", um ato que Rei Raul I da França foi impotente para reverter. A partir desse momento Lorena (ou Lorraine), manteve-se um ducado alemão, fronteira com a França, fato que não foi alterado durante a idade média.

Em 959, filho do Rei Henrique, o Duque Bruno, o grande acabou por dividir a Lotaríngia em dois ducados: Baixa e Alta Lorena (ou Lotaríngia Inferior e Superior) e concedida ao Conde Godofredo I de Mons (Hainaut) o título de um Duque da Baixa Lorena. As terras de Godofredo foram para o norte (mais abaixo o sistema do Rio Reno), enquanto Lorena Superior foi para o Sul (mais acima do sistema do Rio). Os dois ducados formaram a parte ocidental do Sacro Império Romano-Germânico estabelecido pelo Imperador Otão I, irmão mais velho de Bruno, em 962.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike