Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Bandorá
Bandorá (; ) é atualmente uma área suburbana na costa noroeste de Bombaim, na Índia, que durante o foi uma possessão portuguesa. O território passou para posse portuguesa na sequência da assinatura do Tratado de Baçaim, entre o Sultanato de Guzarate e as forças portuguesas lideradas pelo governador-geral Nuno da Cunha e Diogo da Silveira. Em 1661, quando casou com Catarina de Bragança, a ilha de Bombaim foi oferecida a Inglaterra como parte do dote. No entanto, a ilha de Salsete, onde se encontra Bandorá, não foi incluída no tratado e permaneceu na posse portuguesa.

Os jesuítas controlaram a ilha até 1739, ano em que perante a ameaça de uma invasão, apelaram aos ingleses por apoio militar. Apesar do protesto dos jesuítas, o exército inglês destruiu grande parte dos edifícios jesuítas na região de modo a impedir o seu uso pelos maratas, os quais conquistaram e governaram a região durante as duas décadas seguintes. Com a assinatura do Tratado de Surat em 1775, Bandorá passou a fazer parte do Império Britânico, embora tenha novamente passado para a posse dos maratas em 1779 durante a Primeira Guerra Anglo-Marata. Passaria novamente para a posse inglesa com a assinatura do Tratado de Baçaim de 1802, até à independência do território indiano em 1947.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike