Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Batalha do Lago Peipus
A batalha do Lago Peipus (conhecida na Rússia como "A Batalha do Gelo", ) teve início no dia 5 de abril de 1242 no Lago Peipus, entre os cavaleiros teutônicos e os habitantes da República de Novgorod liderados por Duque Alexandre Nevsky. Foi a maior derrota sofrida pela Ordem Teutônica nas chamadas Cruzadas do Norte.

Segundo o historiador americano Williart Urban, autor de vistims of the baltic crused (ohio universit press), relata que os cavaleiros teutônicos, ordem criada durante as cruzadas do século XII, e guiados pelo quinto grão mestre Herman Von Salza (1209-1239), lutaram na famosa batalha do gelo, onde Salza veio a tombar diante dos bárbaros do Báltico em 1239, após os cavaleiros terem perdido um terço de seus homens na gelada Estônia.

Autorizados pelo papa Gregório IX, em 1242 os cavaleiros Teutônicos invadiram a Rússia e enfrentaram os cristãos ortodoxos no episódio que ficou conhecido como a batalha do gelo. Nesta época, a escravização de prisioneiros pagãos era vista como perfeitamente aceitável. Para eles, os não cristãos, não tinham os mesmos direitos dos cristãos. A descrição feita por um austríaco da época, Peter Suchenwirt, ilustra bem esses acontecimentos terríveis: "Mulheres e crianças foram levadas em cativeiro, capturadas em casa, e levadas com as mãos amarradas para fora, como cães de caça".


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike