Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Benno Ohnesorg
Benno Ohnesorg (Hanôver15 de Outubro de 1940 - Berlim2 de Junho de 1967) foi um estudante alemão de Estudos Românicos e Germanística, morto em frente à Ópera Alemã de Berlim, pelo policial local Karl-Heinz Hurras, com um tiro à queima-roupa, durante uma manifestação contra a visita do  Reza Pahlavi à RFA. Benno Ohnesorg era casado e a sua mulher estava grávida quando ele foi alvejado.

A sua morte, que provocou um grande impacto no movimento estudantil alemão, teve grande influência sobre a radicalização política europeia do fim dos anos 1960. Pode mesmo ser considerada como um dos motores das revoltas estudantis de 1968 e contribuiu, mais tarde, para a emergência da Fração do Exército Vermelho (Baader-Meinhof).

Uma organização de extrema esquerda denominada Bewegung 2. Juni (Movimento 2 de Junho) foi assim denominada em memória de Benno Ohnesorg.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike