Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Boca do Mato (Cachoeiras de Macacu)
Boca do Mato é um bairro de Cachoeiras de Macacu, distante uns 15 quilômetros da sede municipal e 25 km de Nova Friburgo, município vizinho. Está situado na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, com altitude que varia de 250 a 1100 metros metros. Tem clima agradável, com temperaturas que no inverno podem atingir 5°C ou até menos. Imerso na Mata Atlântica, é cortado por rios e córregos de águas cristalinas que serpenteiam pela floresta cerrada e preservada; o rio Macacu (palavra que deriva do nome de uma palmeira, já extinta, chamada "macacu") é o maior em volume de água.

Boca do Mato é rica em atrativos: mata fechada, natureza exuberante, enormes cachoeiras, árvores centenárias - sendo a mais famosa um gigantesco jequitibá, cuja idade foi datada por técnicos especializados como bem anterior à descoberta do Brasil - trilhas com diversos níveis de dificuldades, construções antigas, algumas bem preservadas e a sede administrativa do Parque Estadual dos Três Picos, de onde se pode chegar, por trilhas e com a ajuda de guias, à região das baixadas litorâneas.

No passado Boca do Mato era uma das estações do extinto ramal de Cantagalo da Estrada de Ferro Leopoldina, que ligava Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo e que foi construído em terras doadas por Afonso Coda, casado com uma das mais ilustres personalidades do bairro, Maria José Coda, conhecida como Dona Zizinha. Ela foi a pioneira na atividade hoteleira local, pois na década de 50 a única pousada existente pertencia a ela. O imóvel, sede da fazenda de Afonso Coda, construído há cerca de 220 anos, ainda está lá, preservado e mantido pelos descendentes dos pioneiros na colonização daquela região.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike