Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Casa Grande e Tulha
Casa Grande e Tulha é um conjunto arquitetônico de valor histórico localizado na cidade paulista de Campinas. Seu nome vem da tulha, construída no auge do momento açucareiro em Campinas, entre 1790 e 1795, e a Casa Grande que está ao seu lado possivelmente tenha sido construída na década de 1830, início da fase cafeeira na região de Campinas. O engenho deu lugar àquela que é considerada a mais antiga fazenda cafeeira da cidade.

Os primeiros proprietários foram Cláudio Fernandes de Sampaio e sua mulher Rosa Maria de Abreu e Silva, que figuram entre os primeiros moradores da Vila de São Carlos, elevada à tal condição em 1797 e que seria elevada à cidade, com o nome de Campinas, em 1842. Posteriormente, a fazenda foi herdada por Maria Felicíssima Miquelina de Abreu, cujo marido, Joaquim José Soares de Carvalho, teria construído a casa-grande. Em seguida, a fazenda foi dividida pelos herdeiros, com parte dela sendo denominada Chácara Paraíso e depois Chácara Proença, cuja parte na qual ficava a sede foi recebida por Arlindo Joaquim de Lemos Júnior em 1941 e depois vendida à família Hossri.

Em 1978, o lote, agora reduzido a 2.688,75 , foi adquirido pelo arquiteto Antônio da Costa Santos (que mais tarde viria a ser ), que restaurou a propriedade e a utilizou como fonte de pesquisa para estudar a evolução urbana da cidade.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike