Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Catedral de São Jorge (Istambul)
A Catedral de São Jorge (; ) é a principal catedral ortodoxa grega ainda em uso em Istambul, a maior cidade na Turquia e ,ainda como Constantinopla, a capital do Império Bizantino até 1453. Desde mais ou menos 1600 ela tem sido a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, o patriarcado mais sênior da Igreja Ortodoxa Grega, e do Patriarca Ecumênico, reconhecido como líder espiritual de todos os cristãos ortodoxos.

A igreja, dedicada ao mártir cristão, São Jorge, é o local de importantes cerimônias e onde o Patriarca consagra a "crisma" (óleo sagrado - Myron) na Quinta-feira Santa sempre que necessário. Por esta razão, a igreja também é conhecida como a "Igreja Patriarcal do Grande Myron". De uma vez só, o Patriarca consagra toda a crisma que será utilizada em toda a Igreja Ortodoxa. Atualmente, todos os líderes autocéfalos consagram sua própria crisma.

A igreja está localizada no bairro de Fener (tradicionalmente chamado de Phanar), a noroeste do centro da velha Constantinopla. É uma igreja relativamente pequena, principalmente se considerarmos o seus status no mundo cristão. Porém, essa discrepância pode ser explicada pelas leis islâmicas que governam os direitos dos dhimmis e que estipulam que todos os edifícios não islâmicos devem ser menores e mais simples que os edifícios correspondentes islâmicos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike