Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Ceto (mitologia)
Ceto ou Keto ( ), na mitologia grega, é uma divindade primordial marinha filha do titã Pontos e de Gaia, a Mãe-Terra . O nome Cetus, que significa "monstro", é como os antigos gregos denominavam as baleias, que para eles eram monstros marinhos. Ceto é a personificação dos perigos do mar. Ela era mais especificamente uma deusa de baleias, tubarões grandes, e monstros marinhos. Também tida como deusa dos horrores e formas estranhas, coloridas e exuberantes que o mar pode produzir e revelar para os homens. Irmã e esposa de Fórcis, a deusa recebe esses epítetos: Κράταιις, Krataiis, de κραταιίς "poderoso, das rochas"; Lamia, - ,"o tubarão"; Τρίενος, Trienos, de τρίενος "dentro de três anos". Seus símbolos são as baleias; tubarões; peixes grandes e o mar.

Segundo Hesíodo, em sua Teogonia, Ceto era uma deusa extremamente bela que gerou filhas belas porém perigosas e odiadas pelos deuses.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike