Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Cnido
Cnido (atual Tekir na Turquia) era uma antiga cidade grega da Ásia Menor, parte de Cária. Ela era sita na extremidade da península de Datça, que forma o lado sul do golfo de Cós. Uma parte da cidade foi construída no continente e outra parte na ilha de Triopião, que na antiguidade comunicava-se com o continente por uma ponte, e hoje por um istmo. Através da ponte, o canal entre a ilha e o continente foi formado dentro de dois portos. O comprimento extremo da cidade foi pouco menos de 1,5 km, e a área intramural ainda possui remanescentes arquiteturais. As paredes, na ilha e no continente, especialmente ao redor da acrópole, no nordeste da cidade, são perfeitas.

ágora, o teatro, o odeão, o templo de Dionísio, o templo das musas, o templo de Afrodite e um grande número de construções menores foram identificados, e o plano geral da cidade foi bem claramente executado. A mais famosa estátua de Praxíteles — a Afrodite de Cnido — foi feita para Cnido. Ela extraviou-se, mas há cópias, de que a mais fiel está no museu do Vaticano. Em um templo enclausurado foi descoberta uma estátua de Deméter, que foi enviada para o Museu Britânico.

Cnido, com Halicarnasso e Cós, e as cidades rodianas de LindosCamiros e Jalisos, formavam a hexápole dórica, e lá celebravam jogos em homenagem a ApoloPosídon e as ninfas. A cidade foi de início governada por um senado oligárquico, composto de sessenta membros, e presidida por um magistrado.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike