Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Co-homologia
Co-homologia em matemática, especialmente em topologia algébrica, é um termo geral para uma seqüência de grupos abelianos definidos de um complexo de cadeias. Isto é, a co-homologia é definida como o estudo abstrato de cocadeias, cociclos e co-limites. A co-homologia pode ser vista como um método para atribuir invariantes algébricos a um espaço topológico que possui uma estrutura algébrica mais refinada do que a da homologia. A co-homologia emerge da dualização algébrica da construção da homologia. Numa linguagem menos abstrata, cocadeias num sentido fundamental devem atribuir "quantidades" às cadeias da teoria homológica.

Desde seu início na topologia, esta ideia tornou-se um método dominante na matemática da segunda metade do século XX; da ideia inicial de homologia como uma relação topologicamente invariante de cadeias, a gama de aplicações das teorias de homologia e co-homologia espalhou-se pela geometria e álgebra abstrata. A terminologia tende a mascarar o fa(c)to de que em muitas aplicações, co-homologia, uma teoria contravariante, é mais natural do que a homologia. Num nível elementar, isso tem a ver com funções e pullbacks em situações geométricas: dados os espaços X e Y, e algum tipo de função F em Y, para qualquer mapping f : XY, a composição com f cria uma função F ou f em X.

Grupos co-homológicos freqüentemente possuem também um produto natural, a medida produto, a qual lhes dá uma estrutura de anel.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike