Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica
A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Congregatio pro Institutis Vitae Consecratae et Societatibus Vitae Apostolicae), foi fundada pelo Papa Sixto V, no dia 27 de maio de 1586 com o título de Sacra Congregatio super consultationibus regularium e confirmada com a Constituição Apostólica Immensa, de 22 de janeiro de 1588 foi unida no ano de 1601 com a Congregatio pro consultationibus episcoporum et aliorum prelatorum.

São Pio X com a Constituição Apostólica Sapienti Consilio, de 29 de junho de 1908 separou outra vez as duas instituições. Com a Constituição Apostólica Regimini Ecclesiae Universae, de 15 de agosto de 1967, do Papa Paulo VI, a Congregação dos Religiosos aparece chamada Congregação para os Religiosos e os Institutos seculares.

Pela Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988 do Papa João Paulo II mudou o título em Congregação para os Institutos de Vida consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Esta ocupa-se de tudo o que pertence aos Institutos de Vida consagrada (Ordens e Congregações religiosas, seja masculinas quer femininas, Institutos seculares) e as Sociedades de Vida apostólica, em quanto à regime, disciplina, estudos, bens, direitos e privilégios.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike