Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Conquista de Damasco (1918)
A conquista de Damasco pelos Aliados teve lugar entre e , no âmbito do teatro de operações do Médio Oriente da Primeira Guerra MundialDamasco, como o resto da Síria e da Palestina, era uma cidade do Império Otomano. A tomada da cidade pelos Aliados ocorreu na sequência da batalha de Megiddo, da e da vitória na batalha de Samakh, que abriram caminho para norte desde o mar da Galileia, e do terceiro ataque transjordano, que abriu caminho para Dara (Deraa).

Damasco foi capturada quando o (Desert Mounted Corps) britânico e o exército xarifal do Hejaz do príncipe Faiçal cercaram a cidade, depois de uma perseguição a cavalo em direção a norte ao longo das duas estradas principais para Damasco. Durante essa perseguição, foram atacados e capturados muitos postos de defesa da retaguarda estabelecidos pelo que restava do 4.º, 7.º e 8.º exércitos otomanos. O êxito militar em Damasco foi explorado politicamente por representantes da FrançaReino Unido e da Revolta Árabe.

A seguir às vitórias nas batalhas de de Sharon e de Nablus (parte da batalha de Megido), em 25 de setembro, os ataques combinados realizados pelos , e Corpo Montado do Deserto, apoiados por intensos bombardeamentos aéreos, tomaram todos os objetivos. Os 7.º e 8.º exércitos otomanos posicionados nos montes da Judeia foram forçados a parar de combater e a retirar pelos ataques em Tulkarm e em Tabsor. Isso, por sua vez, obrigou o 4.º Exército, posicionado a leste do rio Jordão, a que, para evitar ser flanqueado, retirasse de Amã, onde decorria o terceiro ataque transjordano, quando foram atacados pela Força de Chaytor (a unidade do general neozelandez Chaytor). Em consequência destas retiradas, os Aliados capturaram numerosos prisioneiros , enquanto as colunas sobreviventes retiravam atrás de uma forte retaguarda dos combates de .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike