Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Conselho Nacional do Petróleo
O Conselho Nacional do Petróleo, ou CNP, foi o órgão governamental brasileiro responsável pela definição da política petrolífera no período de 1939 a 1960, quando acabou incorporado pelo Ministério de Minas e Energia. O conselho foi a primeira iniciativa para estruturar e regulamentar a exploração de petróleo no Brasil.

Antes dele, havia a Comissão Geológica do Império, de 1875 (organizada nos moldes da norte-americana Geological Survey e o Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, criado em 1907 . A exploração especificamente de petróleo foi realizado pelo Ministério de Agricultura, cujo Serviço Geológico e Mineralógico (SGM) realizou 56 perfurações experimentais, entre 1918 a 1938. Foi substituído pelo DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral, criticado por contar com equipamentos obsoletos e geólogos que pouco sabiam sob petróleo, conforme instigações de Glycon de Paiva e Irnak Carvalho do Amaral. O professor norte-americano John D. Wirth, em livro sobre Vargas, afirmou que agentes da Standard Oil infiltraram-se no DNPM para divulgarem pronunciamentos falsos e pessimistas sobre companhias nacionais de petróleo, como a de Monteiro Lobato. As operações em solo baiano passaram então para o CNP .


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike