Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Cultura da República Dominicana
A ilha de espanhola que inclui atualmente a republica dominicana, foi a segunda, do novo mundo, a ser colonizada pelos espanhóis. Estes trouxeram consigo diversas doenças desconhecidas dos outros povos indígenas que, juntamente com a exploração a que estes foram submetidos, dizimaram a população nativa. Para os substituir, os colonizadores começaram a importar escravos. A cultura república dominicana tem, então, raízes europeias,africanas e americanas. Muitos dominicanos preferem, contudo, considerar-se, culturalmente, europeus.

Ainda que os Dominicanos se vejam a si mesmos como uma única família, existem diferenças em termos de classe e educação que os separam em grupos diversos. A diferença entre os ricos e os pobres é grande, sendo os últimos, essencialmente fazendeiros de poucos recursos e habitantes dos "barrios". A cultura metropolitana, acessível para as classes altas e para uma classe média cada vez mais reduzida, devido à conjuntura econômica é comparável à dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental ou mesmo dos estados unidos não é, contudo, de forma alguma partilhada com a população de baixos recursos econômicos que têm carências de ordem vária: eletricidade, água potável, infraestruturas sanitárias não chegam a grande parte da população.

Alguns dos traços partilhados por todos os grupos sociais são a forma particular de estabelecer relações sociais, o catolicismo com fortes tradições populares e a música popular.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike