Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Discografia de Pink Floyd
A discografia da banda inglesa Pink Floyd consiste de 15 álbuns de estúdio (sendo que um deles consiste de uma combinação entre gravações ao vivo e em estúdio), três álbuns ao vivo (não contando com o álbum supracitado), nove coletâneas, dois boxes, um EP, 26 singles, 25 videoclipes e oito vídeo-álbuns.

Formado em 1965, o Pink Floyd inicialmente ganhou reconhecimento pela sua música psicodélica e espacial e, posteriormente, progressiva. Em sua formação clássica, que se estendeu de 1968 a 1996, o Pink Floyd era composto por Roger Waters (baixo e vocais), David Gilmour (guitarra e vocais), Richard Wright (teclado) e Nick Mason (bateria); de 1965 a 1968, a banda foi liderada por Syd Barrett (guitarra e vocais), substituído por Gilmour no início de 1968. São conhecidos pelas suas letras filosóficas, pelas suas experimentações musicais, pelas inovativas capas de álbuns e . Um dos grupos de rock mais bem-sucedidos da história, a banda já vendeu mais de 200 milhões de álbuns ao redor do mundo, incluindo 74.5 milhões somente nos Estados Unidos.

Sob a liderança de Barrett nos anos 60, o Pink Floyd, enquanto uma banda de rock psicodélico, teve um sucesso moderado no mainstream; todavia, era uma das bandas mais populares do cenário underground de Londres. No começo de 1967, a banda assinou um contrato com a EMI, lançando dois bem-sucedidos singles, "Arnold Layne" e "See Emily Play", que atingiram, respectivamente, a vigésima e a sexta posição da parada britânica. Ainda naquele ano, eles lançariam seu primeiro álbum, The Piper at the Gates of Dawn, considerado um dos principais álbuns da música psicodélica britânica, juntamente com Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, lançado no mesmo ano. Todavia, o comportamento instável de Barrett fez com que, em 1968, a banda o substituísse por Gilmour. O Pink Floyd lançou, em 1968, A Saucerful of Secrets, o último álbum com Barrett e o primeiro com Gilmour, que atingiu a nona posição da parada britânica, e, em 1969, Ummagumma, um álbum duplo, com o primeiro disco contendo músicas gravadas ao vivo, e o segundo, músicas gravadas em estúdio. No início dos anos 70, quando o som do grupo passou por uma transição do rock psicodélico para o rock progressivo, Roger Waters tornou-se a força dominante do Pink Floyd, até sua saída, em 1985.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike