Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Dissolução das Antilhas Neerlandesas
A dissolução das Antilhas Neerlandesas (ou Antilhas Holandesas) ocorreu em 10 de outubro de 2010, como parte do processo de reestruturação política do Reino dos Países Baixos. Com a dissolução, o reino passa a ser formado por quatro países constituintes: os Países BaixosCuraçaoSão Martinho (Sint Maarten) e Aruba.

Depois da dissolução, as ilhas de BonaireSaba e Santo Eustáquio tornaram-se municípios especiais dos Países Baixos, enquanto Curaçao e São Martinho passaram a ser dois dos quatro países constituintes do Reino dos Países Baixos, ao lado dos Países Baixos e de Aruba (que tinha se tornado um país constituinte em 1986).

A dissolução das Antilhas Neerlandesas era planejada para o ano de 2008, mas foi adiada até 10 de outubro de 2010, quando se efetivou a dissolução. O processo foi decidido com a realização de referendos nas comunidades caribenhas afetadas, entre 2000 e 2005. Os votantes podiam escolher entre: o estreitamento de vínculos com os Países Baixos, propriamente ditos, isto é, a parte europeia e o país constituinte mais rico do Reino; a permanência como parte das Antilhas Neerlandesas; a obtenção de um status à parte, como país constituinte do Reino dos Países Baixos; ou a indesejada independência plena.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike