Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Distrito-Sede (Coronel Fabriciano)
O Distrito-Sede de Coronel Fabriciano representa a área do município brasileiro supracitado, no interior do estado de Minas Gerais, que exceptua o distrito Senador Melo Viana. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de habitantes, englobando uma área de . Abrange toda a zona rural municipal e a parte sul do perímetro urbano, entre as regiões dos bairros CentroCaladinho e Amaro Lanari.

O começo do povoamento ocorreu em meados do século XIX, associado ao fluxo de tropeiros que levou à formação de um aglomerado na foz do Ribeirão Caladão, onde havia um pequeno porto no local conhecido como Barra do Calado. Ao mesmo, surgia o povoado de Santo Antônio de Piracicaba na área do atual distrito Senador Melo Viana, que se tornaria a matriz do distrito Melo Viana, criado em 1923. Este, no entanto, teve sua sede transferida para a atual região central fabricianense em 1933, devido ao desenvolvimento daquela área em função da presença da presença da Estação do Calado (inaugurada em 1924) e, mais tarde, graças à instalação de complexos siderúrgicos. Assim, Coronel Fabriciano foi emancipada em 1948, desmembrando-se de Antônio Dias.

A instalação dos núcleos da Aperam South America (antiga Acesita) e Usiminas favoreceu o desenvolvimento urbano, mas com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, ocorrida em 1964, as empresas passaram a pertencer a estes municípios, respectivamente. Com isso, o comércio passa a representar a principal fonte de renda na cidade, e mesmo com a expansão do fluxo mercantil em direção ao interior do perímetro urbano, a região do Centro de Fabriciano ainda se mantém como um dos principais núcleos comerciais da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Monumentos como a Catedral São Sebastião, a Igreja Matriz, o Colégio Angélica e a Praça da Estação configuram-se como principais marcos.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike