Wikipédia em português - A enciclop...
Abaixe este dicionário
Educação na Roma Antiga
A educação na Roma Antiga progrediu de um sistema informal, familiar de educação no início da república, para um sistema baseado em aulas pagas durante o dominato e o império. O sistema de ensino romano foi baseado no sistema grego - e muitos dos professores particulares no sistema romano eram escravos ou libertos gregos. Devido à extensão do poder de Roma, a metodologia e o currículo utilizado na educação romana foi copiado em suas províncias, e, assim, estabeleceu a base para os sistemas de educação em toda a civilização ocidental mais tarde. A educação organizada permaneceu relativamente rara, e há poucas fontes primárias ou relatos do processo educativo romano até o século II. Devido ao extenso poder exercido pelo  paterfamilias sobre famílias romanas, o nível e a qualidade da educação oferecida às crianças romanas variava drasticamente de família para família; no entanto, moralidade popular romana veio eventualmente a esperar que os pais tivessem seus filhos, mas não inicialmente filhas, educados e, até certo ponto, uma educação avançada e completa era esperada de qualquer romano que desejava entrar na política.

As escolas romanas eram raramente um edifício individual, mas comumente uma extensão de uma loja, separada do público por uma simples cortina. Mais tarde, melhores locais foram feitos disponíveis para essas escolas, por exemplo, Júlio César e Trajano destinaram vários locais de seus fóruns para esta finalidade. A aprendizagem nas escolas romanas foi baseada no medo. Os meninos eram espancados por qualquer ofensa, conforme uma crença que existia que um menino aprenderia corretamente e com precisão um ensinamento se ele temesse ser açoitado, se ele fizesse alguma coisa errada. Para os alunos que continuavam a errar, algumas escolas tinham a política de ter alunos seguros por dois escravos, enquanto seu tutor os espancavam com um chicote de couro ou uma férula. As escolas eram nitidamente democráticas no fato de que elas estavam abertas a todas as classes, e que as taxas eram pouco mais que nominais. Considerando a disciplina e o tratamento dos alunos, não foi feita qualquer distinção entre os filhos dos mais humildes e aqueles das famílias mais suntuosas.


Veja mais na Wikipédia.org...


© Esse artigo usa material da Wikipédia® sob a licença Licença GNU de Documentação Livre e sob nos termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike